O que é uma Social Media Vending Machine e quais suas oportunidades?

Há muitas décadas, as vending machines se destacam no mercado por conta de sua incrível praticidade e inovação. Principalmente no setor de varejo. Afinal, quem não gosta de comprar algo de forma rápida, barata e cômoda? E, mais do que isso, realizar outras atividades com um simples toque?

É isso mesmo! Acompanhando a evolução da tecnologia, hoje tornou-se possível pagar contas e até mesmo adquirir curtidas no Facebook, postagens no Instagram, seguidores e tweets para empresas por meio das Social Media Vending Machines.

Marcas de todo mundo já aderiram a essa tendência, criando visibilidade para seus produtos e, é claro, conquistando cada vez mais clientes. Entenda melhor como isso funciona neste artigo!

Engajamento é o principal objetivo

As Social Vending Machines têm como principal objetivo estimular o engajamento dos consumidores. Elas estão prontas para integrar as relações interpessoais diretamente às redes sociais, fazendo com que uma experiência única e inesquecível seja criada.

Dessa forma, o próprio cliente se torna um profissional de marketing, pois incentiva a participação de outras pessoas e ajuda a promover o seu produto. Ou seja, o engajamento é instantâneo e torna-se tão interessante, que vale a pena compartilhar.

O consumidor fica intrigado

Quando há uma aglomeração de pessoas esperando ou assistindo algo, é inevitável se perguntar o que está acontecendo. E essa é uma das situações causadas pelas Social Media Vending Machines: o consumidor tem a curiosidade instigada, fica intrigado e, ao ver o que elas podem fazer, sai fascinado.

Mas, para que isso aconteça, é conveniente que o processo de desenvolvimento da ação tenha muita criatividade envolvida. Seja apostar em um design diferente para o equipamento, seja o compartilhamento da ação vinculado a algum benefício ou uma nova função de experiência nas redes sociais, o importante é trazer um diferencial para aquele momento e aumentar o fluxo de consumidores.

O conceito de recompensa é diferenciado

Assim como nas máquinas convencionais de diferentes tipos, as Social Vending Machines oferecem uma recompensa para o usuário. Mas, nesse caso, ela vem em troca de atividades sociais. Em suma, os prêmios oferecidos são reais, mas são fornecidos apenas quando o comportamento virtual acontece.

O consumidor precisa compartilhar um link em alguma rede social, fazer uma postagem específica, confirmar o check-in em um estabelecimento ou qualquer outra ação online que comprove sua participação. Com isso, ganha prêmios de acordo com a imagem da marca, que vão de doces a ingressos para shows ou cinema: opções para serem comercializadas nas vending machines não faltam.

O alcance da marca aumenta

Bom, o que acontece agora é questão de simples lógica: quanto mais divulgação nas redes sociais, mais alcance a empresa tem. Isso permite que a marca fique firme na cabeça do consumidor, não só pelo que vende, mas pelo que pode realmente proporcionar ao consumidor muito além do produto.

Quanto mais interessante for a integração da máquina com ações diretas nas redes sociais, mais as pessoas vão comentar e compartilhar antes mesmo que isso seja orientado em sua participação. Elas tiveram um momento leve, divertido e farão questão de que isso seja registrado para quem quiser ver.

As Social Vending Machines, como você pode ver, são uma ferramenta incrível e muito útil para agregar mais valor para sua marca. E, junto com outras ações bem pensadas, podem fazer parte de uma campanha inesquecível para o consumidor.

Você tem alguma ideia para a sua marca? Entre em contato com a Praticca, para colocar essa ideia em prática.