Locação ou Comodato. Qual a melhor opção de vending machine?

Na hora de buscar uma vending machine para o seu negócio, em vez de comprá-la você pode procurar formas mais convenientes de aproveitar os seus benefícios. Nesse momento, surgem duas opções principais: a locação ou o comodato.

Embora se pareçam muito, há um elemento que faz a diferença para caracterizá-los e que, também, impacta a forma como o seu estabelecimento vai obter resultados. Por isso, veja a seguir qual é a melhor opção para esse equipamento e entenda mais sobre cada escolha.

 

Quais são as características da locação?

Na locação de vending machine, uma empresa se dirige à outra e faz a solicitação de uso do equipamento mediante um pagamento previamente acordado. É comum que esse valor seja oferecido mensalmente, durando o mesmo tempo estabelecido para o contrato.

A grande característica, portanto, é que existe a oferta de quantia mediante o uso, firmando uma relação que pode ser de curto, médio ou longo prazo.

As grandes vantagens dessa possibilidade é que o negócio pode usar o equipamento da maneira como achar conveniente, desde que siga as condições de preservação da máquina. Além disso, não há qualquer outro pagamento feito ao empreendimento exceto do valor do aluguel.

A desvantagem é que o preço pode ser um pouco mais elevado — especialmente em relação à outra opção —, mas esse é um fator que é contornado com uma boa pesquisa entre empresas.

 

Quais são as características do comodato?

Já o comodato se caracteriza pelo uso mediante a gratuidade. Nesse caso, a vending machine é cedida ou emprestada de maneira gratuita para que o cliente a utilize da forma mais conveniente.

Entretanto, para que isso seja possível, deve haver uma aquisição prévia de algum outro serviço. Uma máquina de café, por exemplo, pode ser oferecida em comodato desde que a compra das bebidas seja feita com quem oferece o equipamento.

Essa abordagem é vantajosa porque é, ao menos inicialmente, mais em conta, não exigindo altos investimentos. Também é um jeito de diversificar a oferta do negócio de forma prática, já que tudo fica centralizado.

Contudo, ela pode fazer com que a empresa tenha que aproveitar ofertas e/ou oferecer parte do faturamento. Por outro lado, é muito condizente para locais em que há um grande fluxo de pessoas e compras.

 

O que é melhor para vending machines?

Tanto a locação quanto o comodato possuem suas vantagens e pontos que exigem atenção por não serem tão positivos. Na hora da escolha, isso deve ser levado em conta para tomar a decisão.

Porém, no caso de vending machines a locação normalmente sai ganhando para as empresas menores. Como não há franquia mínima de consumo, é uma opção bem versátil e que garante que o negócio não gaste demais.

Contudo, o comodato não deve ser totalmente excluído. Se há um grande volume de vendas no local, ele é uma opção conveniente e bastante econômica. Escolhendo a fornecedora certa, você não precisará se preocupar com questões como a manutenção.

Entre a locação ou o comodato, a primeira opção é ideal para uma vending machine em locais com menor movimento. Enquanto isso, a segunda é perfeita para onde há grande número de pessoas e de consumo. Com essas duas modalidades, portanto, o seu negócio, qualquer que seja, é plenamente atendido.

Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco.