Erros que você deve evitar antes de adquirir uma vending machine

Atualmente, muitas empresas estão investindo em uma nova iniciativa de venda: a vending machine. Fazer com que seus produtos estejam presentes em mais lugares de forma prática e fácil é uma maneira não só de obter lucro, mas também de agradar o consumidor.

Porém, como o mercado ainda está em expansão, é preciso ter cuidado na hora de implantar as máquinas para não desperdiçar a oportunidade. Para que você não se perca no processo, aqui estão alguns erros que você deve evitar antes de adquirir uma vending machine para seu negócio.

Não avaliar bem seus pontos de venda

Seja em qualquer situação de venda, sem uma boa localização o sucesso do negócio não acontece. Portanto, estude bem os pontos de venda em que você colocará a sua vending machine, começando por verificar se o local abrange o público-alvo que você deseja.

Caso o seja em lugar público, avalie se na região há histórico de vandalismo, para evitar qualquer tipo de transtorno. Não se esqueça de ficar de olho na concorrência, pois no Brasil a cultura de se comprar em máquinas ainda está sendo construída e vendas podem ser perdidas para estabelecimentos que oferecem os mesmos produtos que você.

Deixar a manutenção de lado

Existem diferentes tipos de vending machine, mas todas têm a estrutura complexa, cheia de peças e detalhes. Sendo assim, não deixe de conhecer bem o equipamento e atestar seu funcionamento, para identificar falhas e problemas. Alguns deles, inclusive, podem ser resolvidos de maneira simples, apenas reiniciando a máquina.

O importante é estar ciente desses pormenores para evitar gastos desnecessários e resolver o que for preciso sem precisar de trâmites diretos com o fabricante, o que demanda muito mais tempo. Quanto melhor você conhecer sua máquina, melhor elas vão funcionar.

Não ter sistemas de pagamento diversificados

De acordo com os produtos que você disponibilizará na sua vending machine, será possível oferecer ao consumidor diversas formas de pagamento. Isso é um grande chamariz para que ele dê preferência para a compra na máquina, mas se ele não puder pagar como lhe convém, acabará optando por outro local nas redondezas.

Em empresas, algumas máquinas têm os produtos como benefícios aos funcionários. Mas para vendas internas, também existem maneiras de liberar crédito individual para cada colaborador, sem que ele se preocupe com moedas ou cédulas: os aplicativos de celular são uma boa saída para essa questão.

Não se preocupar com os números que a vending machine pode alcançar

Antes de adquirir uma vending machine, é interessante entender sobre o retorno que ela alcançará dentro da sua proposta de venda. Pesquise sobre cases de sucesso no seu segmento e sobre estratégias que podem ser colocas em prática para estimular o uso das máquinas.

Organize-se também a respeito dos custos de implantação, possibilidades de lucro e valores de cada produto. Deixar de se preocupar com números pode trazer muitos transtornos e transformar o seu investimento em prejuízo.

Além de evitar esses erros, procure ter um conhecimento amplo sobre seu negócio. Isso envolve identificar produtos com maior e menor saída, fluxo de consumidores e compras para repor a mercadoria da vending machine. Quanto mais cuidadoso você for em sua operação, mais chance terá de prosperar com sua máquina.

Ficou interessado em adotar essa alternativa e agradar o consumidor? A Praticca te ajuda na escolha da melhor vending machine para o seu negócio. Entre em contato e faça seu orçamento.